quarta-feira, 1 de outubro de 2008

“Deus é um delírio”?


E nestas elocubrações desta noite, questiono-me onde está deus? Aliás, quem é este deus de que tanto se fala? Hoje deus pra mim é um serzinho mal. Mas é porque eu o internalizei desta maneira. Estou tentando reconstruir deus. Ele antes tinha um espaço em uma das patreleiras da minha consciência/sub-consciência, mas eu o perdi. [Ou ele se perdeu de alguma forma no meu caos. Ou ele foi embora. Fugiu de mim... quem sabe?!].

Não se pode acreditar em deus por medo de ser castigado por ele. Isso seria hipocrisia nossa. Acreditar porque algum dia precisaremos dele para uma cura ou uma salvação, uma benção. As pessoas querem muito de deus. Ele deve cansar muito com estas listagens infinitas de coisas que as pessoas devem pedir por aí. [RELAÇÃO EU-ISSO].
Mas deus continua sendo deus. Se a gente acredita que ele existe e ele não existe, ele continua sendo deus. Se a gente não acredita que ele existe e ele existe, ele do mesmo jeito continua sendo deus. Seja lá o que “ser deus” significar. Afinal, todos têm um conceito de deus único, próprio seu, embora as instituições queiram que ele seja apenas um. [E se deus existe deve estar muito brabo com essas instituições... todas elas.]

E onde está deus? Existe um versículo da bíblia em que Jesus responde às pessoas quando estas o perguntam sobre o reino dos céus. E Jesus responde: “Dirão que está lá ou ali... mas o reino dos céus está dentro de vós”. Em outro trecho está escrito: “E eu vos constitui reino”. Agora me lembrei do Capitão Planeta: O PODER É DE VOCÊS!! E talvez seja isso mesmo.

As pessoas buscam respostas além daquilo que se pode ver ou imaginar, sendo que a resposta está com elas. Mas as vezes é mais fácil evocar a poderes divinos para responder as coisas que não queremos nos deparar. Parafrasendo o músico favorito dos bêbados, já fui católica, evangélica, budista, protestante, tenho os livros na estante e todos têm A solução. Cada uma a sua maneira.

Mas que será a bíblia, então? Um livro alienígena dentro de um grande projeto experimental das galáxias? O grande livro de leis feito pela sociedade para controle da própria sociedade?

Deus seria apenas uma invenção? Um grande olho, que tudo vê, tudo sabe? Quem é deus? E porque ele é tão mandão assim e autoritário? Porque tem que ser do jeito dele? Ele nunca me questionou se eu achava algo certo ou errado, se eu concordava, se discordava... não há diálogo com este ser. Por quê? Quem deu a ele esse poder? É engraçado analisar e ver que nós inventamos deus da nossa maneira, já que ele se acha tão superior que nem vem nos visitar... e Fernando Pessoa diz que se deus quisesse que a gente acreditasse nele, apareceria e diria: “Estou aqui!”. [E mais deus seria tão cafona a não rever seus conceitos de moda, vestuário, corte de cabelos, tatuagens e televisão? E a bíblia responde: “A maldade está aos olhos de quem vê”. Embora tenham coisas que sejam maldades mesmo, como grupos de pagode, novelas e programas de lavação de roupa suja.] Mas enfim.

Hoje eu vejo que não posso acreditar neste deus mal e punidor. Eu tenho medo porque ele não parece ter humor. É um serzinho vingativo e mimado... se a gente não fizer o que ele quer, do jeito que ele quer... ih.

Pessoa fala sobre a forma de deus. E eu realmente acho que se deus for as nuvens, as flores, as árvores... eu acredito em deus a todos o tempo, em todos os momentos.

P.S.: Termino este texto com a culpa de que deus não irá mais me amar pois falei mal dele. Fico com medo de seu castigo. Isso, é claro, se ele existir. Se ele não existir... aí é outra história.

P.S. 2: Deus, não me castigue. Não sei o que falo.

P.S. 3: Superego malvado. Internalização do nome-do-pai lacaniano.

2 comentários:

D disse...

Foto: Kafarnak.

Galau disse...

Isso não passará impune pelo crivo das pessoas que tem medo de deus.

Tochas e foices atrás da herege.

Se esconda lá em casa!! ^^